Com a Arqt.ª Paisagista Ana Rita Bárbara damos sequência à divulgação dos n/ oradores, os quais apresentarão as suas comunicações já no próximo dia 19 de outubro no 2.º Colóquio da SRAlgarve. Recordamos que no decurso das próximas semanas iremos dar a conhecer os oradores deste colóquio, à medida que nos aproximarmos da data da iniciativa e pela ordem da recepção da informação para o efeito necessária.
A Arqt.ª Paisagista Ana Rita Bárbara será uma dos n/ oradoras, mais precisamente no primeiro painel - a paisagem nos percursos - com a comunicação intitulada de "A faixa costeira algarvia - intervenções no âmbito do POOC". Trata-se de uma jovem empreendedora que tem encarado o desafio de contribuir para a qualificação de uma das áreas do território regional que mais pressão sofre, sendo ao mesmo tempo aquela que continua a ser um dos maiores atractivos do mesmo.
Ana Rita Mendonça Bárbara, nascida em Faro em 1980 e licenciada em Arquitetura Paisagista pela Universidade de Évora em 2005, elaborou o trabalho de fim de curso no decorrer do estágio curricular no Gabinete de Apoio de Tavira (2003 e 2004). Desenvolveu o estágio profissional na CCDR Algarve na Direção de Serviços do Litoral, da Conservação da Natureza e de Infraestruturas, de 2006 a 2007. Em 2007 e 2008 prestou serviços para a CCDR Algarve "acompanhamento técnico em Arquitetura Paisagista na execução de Planos de Praia e Unidades Operativas de Planeamento do POOC (Burgau-Vilamoura) ". Paralelamente, desde 2006, desenvolveu trabalho como freelancer para gabinetes de arquitetura e para particulares. Em 2009, fundou a empresa Ecotraço – Arquitetura Paisagista, Lda, envolvida na conceção de projetos pluridisciplinares e prestações de serviços em várias áreas de atuação, designadamente a prestação de serviços para a ARH Algarve no âmbito do "acompanhamento técnico nas intervenções de requalificação do litoral do Algarve", de 2009 a 2012. Desde 2011, tem conciliado a atividade projetista com a área de investigação, tendo sido contratada como colaboradora e gestora de projetos na área do ambiente pelo Centro de Investigação em Ciências do Ambiente e Empresariais (CICAE), INUAF – Loulé.
O conjunto das comunicações terão por objeto projetos ilustrativos do contributo que os Arquitetos Paisagistas poderão procurar encetar neste domínio para salvaguarda e eventualmente potenciar as n/ paisagens, num domínio que exerce uma forte pressão sobre as mesmas. Procurar-se-á, também, ilustrar, de perspectivas profissionais diferentes da Arquitetura Paisagista, distintas abordagens adoptadas e os desafios que às mesmas se colocaram.
Inscrições - Clique aqui
Mais informações - Clique aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário