quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Eng.º Mário Alves no 2.º Colóquio da SRAlgarve - "Paisagem e Mobilidade"


No próximo dia 19 de outubro o 2.º Colóquio da SRAlgarve terá lugar nas instalações do IPJ em Faro, havendo lugar a diversas apresentações em torno do tema "Paisagem e Mobilidade". Do decurso das próximas semanas iremos dando a conhecer os oradores deste colóquio, à medida que nos aproximarmos da data da iniciativa e pela ordem da recepção da informação para o efeito necessária.

O Eng.º Mário Alves será um dos n/ oradores, mais precisamente no segundo painel - os percursos na paisagem - com a comunicação intitulada de "Ecopistas em meio rural - acalmias de tráfego e paisagem". Trata-se de uma figura incontornável nas discussões nacionais acerca da mobilidade pedonal e ciclável - "companheiros de infortúnio" nas suas palavras. Tem sido a partir dos seus textos que já várias vezes foram ensaiadas alterações ao Código da Estrada neste âmbito.

Orador no segundo painel - os percursos na paisagem - com a comunicação intitulada de "Ecopistas em meio rural - acalmias de tráfego e paisagem"

Actualmente Director da Transitec, este especialista em Transportes e Mobilidade formou-se como Engenheiro Civil pelo Instituto Superior Técnico, com o grau de mestre pelo Imperial College London. Trabalhou no Centro de Sistemas Urbanos e Regionais da Universidade Técnica de Lisboa e no Centre for Transport Studies of the University of London como Investigador Associado. Os seus temas de investigação versaram a Modelação e Análise de Cadeias de Actividades, experiências em Preferência Declarada e métodos de inquérito para diários de viagem. Como consultor de transportes foi Coordenador Operacional do Plano de Mobilidade de Almada. Trabalhou nos projectos europeus, LifeCycle e Active Access e é membro do painel de especialistas da Direcção-Geral de Energia e Transportes da Comissão Europeia. Em 2008 foi convidado pela Ecole Polytechnique Federale de Lausanne, para colaborar com um corpo permanente de consultores conselheiros das autoridades Suíças sobre Ordenamento do Território e Mobilidade (Spacewatch). Recentemente fez parte do Comité Internacional de Programação da conferência Walk21 em Toronto e é Coordenador Nacional do Projecto COST: Pedestrian Quality Needs.

O conjunto das comunicações terão por objeto projetos ilustrativos do contributo que os Arquitetos Paisagistas poderão procurar encetar neste domínio para salvaguarda e eventualmente potenciar as n/ paisagens, num domínio que exerce uma forte pressão sobre as mesmas. Procurar-se-á, também, ilustrar, de perspectivas profissionais diferentes da Arquitetura Paisagista, distintas abordagens adoptadas e os desafios que às mesmas se colocaram.




Inscrições - Clique aqui

Mais informações - Clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agenda da SRAlgarve-APAP