quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Conferência As Metamorfoses do Campo e da Cidade 6 de Dezembro de 2013 – Universidade do Algarve, Faro

O campo e a cidade continuam a ser vistos na legislação portuguesa como entidades distintas, apesar dos modelos de urbanismo e de organização das actividades económicas na paisagem constituírem uma evidência de que esta separação é cada vez mais controversa. Não só actividades económicas, antes associadas aos meios urbanos, ocupam o espaço rural, como novas actividades dirigidas fundamentalmente à população urbana florescem neste contexto. Na cidade, os serviços ecológicos e económicos proporcionados pelos sistemas naturais tornam-se cada vez mais a base da organização urbana.
Se a cultura constrói a paisagem, podemos questionar que culturas são hoje, as do campo e da cidade, num tempo em que o acesso à informação e aos bens de consumo já não se limita ao meio urbano e em que o apelo pelo orgânico e pelo contacto com natureza e com o campo ganham uma nova dimensão.
Perceber que culturas urbana e rural temos hoje, mostrar expressões da hibridação das duas paisagens e averiguar o sentido de as planear e projectar em separado são os objectivos da edição de 2013 do Colóquio da SRA-APAP | UAlg.

 


Painel 1 – A vida no campo
Este painel reúne contributos que mostrem a expressão da urbanidade no campo. O tema abrange investigação teórica ou intervenções de reabilitação ou recuperação de elementos patrimoniais e aglomerados urbanos, bem como a instalação de novas infraestruturas e actividades económicas que influenciam a vida, a economia e a cultura das populações locais.
Engloba também intervenções destinadas ao lazer das populações locais e urbanas em meio rural/natural como turismo rural/natural, espaços públicos de lazer - parques, praias de mar e fluviais e espaços destinados a feiras e eventos de promoção da cultura e produtos do campo.

Painel 2 – O campo na cidade
Este painel reúne contributos que registem a expressão da ruralidade no meio urbano. O tema abrange investigações teóricas ou intervenções no âmbito da agricultura urbana (em regime familiar ou industrial), dos projectos de espaços públicos que promovam o usufruto de valores naturais/rurais em contexto urbano, dos serviços ecológicos (relacionados com o ciclo hidrológico, compostagem e produção de energia). Inclui também estudos e actividades que foquem as mudanças culturais ao nível da emergência de novas tendências e comportamentos tais como a consciência ecológica ou a soberania alimentar. 

Painel 3 – Algarve Rur-Urbano
Este painel reúne contributos relacionados com os dois painéis anteriores mas focado especificamente na região Algarvia, procurando evidências da hibridação das culturas urbanas e rurais e apontando direcções para o futuro.


REGRAS DE SUBMISSÃO DO RESUMO
Para proporcionar uma adequada apreciação pela Comissão Científica, solicita-se que os resumos, para comunicação, tenham a seguinte estrutura:
Painel em que se insere o resumo;
Principais objetivos da comunicação;
Principais resultados obtidos ou esperados e/ou conclusões;
Palavras-chave (3 a 5).

Os resumos não deverão ultrapassar os 2000 caracteres (incluindo espaços); escritos em Word para Windows, formato A4, tipo de letra Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5; margens superior, inferior e laterais de 3 cm, título em maiúsculas e em negrito. No documento a submeter não deverá existir qualquer referência quanto à sua autoria, a qual deverá ser indicada no mail de candidatura.

Os texto deverão ser submetidos até ao dia 1 de Novembro de 2013 para o e-mail sralgarve@gmail.com


COMISSÃO CIENTÍFICA
Desidério Batista, Arquitectura Paisagista (FCT, Universidade do Algarve)
Paula Gomes da Silva, Arquitectura Paisagista (FCT, Universidade do Algarve)
Gonçalo Duarte Gomes, Arquitectura Paisagista (APAP Algarve)
Fernando Santos Pessoa, Arquitectura Paisagista (APAP Algarve)
António Covas, Economia (FE, Universidade do Algarve)
Miguel Reimão Costa, Arquitectura (FCT, Universidade do Algarve)




Arte & Utopia Colóquio Internacional │FCSH – 2, 3 e 4 de Outubro

Link

Agenda da SRAlgarve-APAP