sábado, 6 de julho de 2013

A PAISAGEM COMO MODELO PARA O URBANISMO – Parque Periurbano da Penha


Exposição dos trabalhos dos alunos do 1.º ano do Curso de Mestrado em Arquitetura Paisagista da Universidade do Algarve
As rápidas, intensas e generalizadas transformações da sociedade e do território exigem mudanças importantes nos conceitos e modelos de planeamento e desenho urbano e paisagístico.
Numa época em que a maioria da população vive nas cidades e, crescentemente, nas suas periferias, o limite entre a cidade e o campo, a interface urbano-rural, tornou-se nas últimas décadas um laboratório de experiências no âmbito das disciplinas que intervêm no território.Entre estas a Arquitetura Paisagista tem vindo a assumir um protagonismo renovado na definição de um novo modelo de intervenção nestas áreas que baseado na superação dos paradigmas e das dicotomias anteriores: o urbano e o rural, o centro e a periferia, o natural e o cultural, o ecológico e o económico, os articula e relaciona, recorrendo a uma abordagem abrangente e integrada das questões espaciais, ecológicas, económicas e culturais, na procura de outros rumos para o desenvolvimento da cidade.As ideias e estratégias de intervenção contidas nos Projetos do Parque Periurbano da Penha que se apresentam nesta Exposição, pretendem contribuir para o debate e a reflexão acerca do processo evolutivo de construção da cidade na sua relação com o território, tendo sido desenvolvidos no âmbito da disciplina Atelier de Projeto de Arquitetura Paisagista do 1.º ano do Curso de Mestrado em Arquitetura Paisagista da Universidade do Algarve, com base na proposta programática do Plano de Urbanização da Penha em desenvolvimento pela Câmara Municipal de Faro (link para http://www.cm-faro.pt/menu/189/pu-em-preparacao.aspx#pu-da-penha).


A exposição dos trabalhos estará patente no Claustro do Museu Municipal de Faro, no Largo D. Afonso III, 14, entre os dias 28 junho e 21 de julho de 2013.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Cidades Sustentáveis 2020


CONFERÊNCIA INTERNACIONAL | INTERNATIONAL CONFERENCE
"Cidades Sustentáveis 2020" | "Sustainable Cities 2020"Lisboa, 11 de julho de 2013 (*)
No âmbito da preparação do novo quadro de referência para o desenvolvimento urbano sustentável em Portugal no próximo período de programação comunitária 2014-2020, o Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território promove, em Lisboa, no dia 11 de julho de 2013 (*), uma Conferência Internacional, subordinada ao tema "Cidades Sustentáveis 2020".Pretende-se, com esta iniciativa, organizada pela DGT e pela CCDRLVT,  promover um debate alargado sobre as várias vertentes desta temática. Nessa perspetiva, a Conferência conta com os contributos e a experiência de peritos nacionais e internacionais.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. Confirmação até 9 de julho de 2013

 (*)  Local: Instituto Francês em Portugal - Avenida Luís Bívar, 91, Lisboa

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. Confirmação até 9 de julho de 2013
 

(*)  Local: Instituto Francês em Portugal - Avenida Luís Bívar, 91, Lisboa (*)  Local: Instituto Francês em Portugal - Avenida Luís Bívar, 91, Lisboa



Destinatários: Técnicos da Administração Central e Local, comunidade científica, associações profissionais, organizações não-governamentais, personalidades e representantes de entidades que desenvolvam a sua atividade em áreas que se enquadrem no tema da conferência.

Ficha de Inscrição
Programa Provisório

Colóquio Internacional “Cidade e arquitetura conventual”

Apresentação

Colóquio Internacional “Cidade e arquitetura conventual” realiza-se no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra nos dias 10 e 11 de Outubro de 2013. Esta iniciativa tem como objectivo reunir investigadores, nacionais e estrangeiros, com interesse nesta temática.
As ordens religiosas atingiram uma dimensão bastante considerável em todo o mundo. Atualmente, uma das faces mais visíveis dessa presença é a sua arquitetura. Mosteiros,conventoscolégios e outras casas religiosas constituem um suporte fundamental para a interpretação e divulgação da arte, da arquitetura e da cultura dos povos. E de fato o estudo datipologia monástico-conventual tem ocorrido essencialmente no âmbito destas disciplinas. Porém, ela tem também uma importante dimensão territorial e urbana que não tem sido devidamente valorizada. Neste colóquio pretende-se explorar precisamente esta perspetiva, abordando a arquitetura conventual enquanto organismo territorial e urbano.

Na Europa medieval, as ordens monásticas foram importantes protagonistas na estabilização dos territórios, tendo funcionado também como elementos indutores de núcleos urbanos. Por outro lado, as ordens mendicantes, surgidas no início do século XIII, estabeleceram uma íntimarelação com o mundo urbano. Esta relação, que começou com a instalação dos primeirosconventos mendicantes nas cidades medievais europeias, foi claramente reforçada a partir do século XVI, com o considerável aumento do número de novas fundações impulsionadas pelo processo de reforma da Igreja. As cidades assistiram assim, a partir desde período, à constituição de densas redes conventuais que participaram de forma activa nos processos de transformação da sua configuração espacial. Algumas delas chegaram a conter várias dezenas de casas religiosas, como Lisboa, Sevilha, Nápoles, entre outras. Simultaneamente, no contexto da expansão ultramarina europeia, esta relação ampliou-se. Nesses territórios as comunidades religiosas mantiveram e reajustaram a sua influência nos aglomerados urbanos. Finalmente, no século XIX, em muitos países assistiu-se à extinção das ordens religiosas e à desamortização dos seus edifícios que, no entanto, continuam a funcionar como elementos polarizadores e a promover, direta ou indiretamente, alterações nos tecidos urbanos num processo que se mantêm até aos dias de hoje.

É neste amplo espaço temporal e geográfico que se pretende discutir o papel dos conventos nos processos de construção e transformação do território, da paisagem e das formas urbanas. Convidamos assim todos os interessados nestas temáticas a apresentar contribuições para este encontro que visa criar uma oportunidade para que investigadores de diversas áreas científicas se possam reunir e partilhar conhecimentos. Serão bem-vindas propostas de comunicações que se enquadrem nos seguintes temas:
1. cidade medieval e arquitetura mendicante.
2. conventos e espaço urbano.
3. desamortização e transformação urbana.
4. cidade contemporânea e património monástico-conventual.



Call for Papers

Convidamos todos os investigadores interessados no tema do colóquio a submeter uma proposta de comunicação enquadrada nas seguintes temáticas:
1. cidade medieval e arquitectura mendicante.
2. conventos e espaço urbano.
3. desamortização e transformação urbana.
4. cidade contemporânea e património monástico-conventual.
As propostas podem ser enviadas em português, espanhol ou inglês, até 30 de junho de 2013, através do email catarinamarado@ces.uc.pt e deverão conter as seguintes informações:
- autor(es);
- filiação institucional;
- endereço postal;
- email;
- título da comunicação;
- resumo (máx. 250 palavras);
- palavras-chave (máx. 5 palavras);
- breve biografia (máx. 250 palavras).
Cada autor apenas poderá submeter uma única proposta. As propostas serão analisadas pelos membros da Comissão Científica. Os resultados serão comunicados no dia 15 de julho de 2013.
Os autores das comunicações seleccionadas serão convidados a submeter um artigo para publicação nas atas do colóquio até 15 de dezembro de 2013.

http://www.ces.uc.pt/eventos/cidade/index.php?id=7262&id_lingua=1&pag=7263

Agenda da SRAlgarve-APAP