segunda-feira, 22 de outubro de 2012

2.º Colóquio da SRAlgarve - "Paisagem e Mobilidade" - Balanço

Marcado por um aumento no número de participantes (ultrapassou-se a centena), assim como pela diversidade das respetivas atividades profissionais, concluí-se que foi um sucesso esta segunda edição do colóquio da Secção Regional do Algarve da APAP, iniciativa que voltou a comprovar que abarca a globalidade do universo dos profissionais que interagem e se preocupam com as nossas paisagens.


Os Arquitetos Paisagistas Nuno Cruz de Carvalho, Fernando Santos Pessoa, Cristina Filhó Gonçalves e Ana Rita Bárbara, garantiram que no primeiro painel houvesse oportunidade de conhecer diversas abordagens das paisagens enquanto sujeitos dos percursos, sejam os percursos da mobilidade suave, sejam os que encerram uma maior potencialidade de impactar aquelas, tais como as estradas.

Com o Eng.º Mário Alves e os Arquitetos Paisagistas Duarte Araújo Mata, Miguel Marques Pereira e Jorge Coelho, houve ainda oportunidade de conhecer o inverso, isto é, vários percursos enquanto sujeitos das paisagens, onde a mobilidade ciclável acabou por assumir um maior relevo, em distintos contextos (da cidade ao campo) e em diversas fases de maturação (do estudo preliminar aos planos de gestão / dinamização).


Por fim, o encerramento pela mão do Professor Cláudio Torres, Arquelogo, Islamista e conhecedor da história das nas paisagens, foi um dos pontos altos da iniciativa, a qual permitiu conhecer uma perspectiva diferente sobre a temática em discussão. A diferença fundamental da sua intervencao assentou na leitura da dinâmica nas paisagens tendo por vetor o tempo, realçando a importância dos saberes que se vão perdendo à medida que a candela urbanizante acentua o abandono da ruralidade, desumanizando o território de forma praticamente irreversível.

Alcançado o sucesso, afigura-se como a desafio a sua manutenção para os colóquios futuros.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

2.º Colóquio da SRAlgarve - Inscrições e Programa

É já na próxima sexta-feira, dia 19 de outubro, que tem lugar o 2.º Colóquio da SRAlgarve, nas instalações do IPDJ em Faro, havendo lugar a diversas apresentações em torno do tema "Paisagem e Mobilidade".

Tratam-se dos últimos dias para inscrições gratuitas, devendo para o efeito ser preenchido o formulário disponível no seguinte endereço:
Clique aqui ou
https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dDJrR2lDaTZuYlp5TzNVeGJNeFU2SEE6MA



Poderão consultar o programa e o cartaz neste Blog e conhecer os n/ oradores, que têm sido apresentados nos últimos posts, faltando apresentar apenas mais dois.

Inscrevam-se e divulguem junto de interessados pela temática.


terça-feira, 16 de outubro de 2012

Arqt.º Paisagista Miguel Marques Pereira no 2.º Colóquio da SRAlgarve - "Paisagem e Mobilidade"

O Arqt.º Paisagista Miguel Marques Pereira será um dos n/ oradores no 2.º Colóquio da SRAlgarve, o qual terá lugar já na próxima sexta-feira, 19 de outubro, mais precisamente no segundo painel - os percursos na paisagem - com a comunicação intitulada de "Gestão sustentada de corredores verdes". Trata-se do fundador e sócio-gerente da empresa Land Design, paisagismo e ambiente Lda.



sábado, 13 de outubro de 2012

APAP-SRAlgarve no Facebook

A SRAlgarve tem um novo canal de comunicação - uma página no Facebook:


Ajude a divulgar as iniciativas desta Secção Regional, adira a esta página.



quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Arqt.º Paisagista Nuno Cruz de Carvalho no 2.º Colóquio da SRAlgarve - "Paisagem e Mobilidade"

Entramos na recta final das apresentações dos oradores, dando vez ao Arqt.º Paisagista Nuno Cruz de Carvalho o qual apresentará a sua comunicação já no próximo dia 19 de outubro no 2.º Colóquio da SRAlgarve. Recordamos que nos próximos dias terminaremos esta sequência de apresentações dos oradores.


Conforme já foi dito, o Arqt.º Paisagista Nuno Cruz de Carvalho será um dos n/ oradores, mais precisamente no primeiro painel - a paisagem nos percursos - com a comunicação intitulada de "Multifuncionalidade e integração paisagística de infraestruturas viárias". Trata-se de um experiente profissional que trabalhou com aquela que foi uma referência internacional e pioneiro no estudo e ensino da Arquitectura Paisagista em Portugal - Arqt.º Paisagista Francisco Caldeira Cabral. De forma serena e pragmática, desde 1986 este tem transmitido a sua experiência e conhecimento às novas gerações de Arquitectos Paisagistas formadas na Universidade de Évora.



Nuno Eduardo de Paiva Cruz de Carvalho, licenciado em Arquitectura Paisagista pela Universidade de Évora em 1985. Desde 1981, ano em que concluiu a parte académica do curso, que trabalha em profissão liberal no âmbito da arquitectura paisagista tendo colaborado desde Fevereiro de 1981 a 1987 com a firma "Prof. Caldeira Cabral Associados Estudos e Projectos Lda", empresa em que estagiou.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Os Arquitectos Paisagistas Fernando Santos Pessoa e Cristina Filhó Gonçalves no 2.º Colóquio da SRAlgarve - "Paisagem e Mobilidade"


A apresentação seguinte será em formato de dupla, os Arquitectos Paisagistas Fernando Santos Pessoa e Cristina Filhó Gonçalves, os quais apresentarão uma comunicação no colóquio que terá lugar já no próximo dia 19 de outubro no 2.º Colóquio da SRAlgarve. No decurso das próximas semanas iremos dando a conhecer os oradores deste colóquio, à medida que nos aproximarmos da data da iniciativa e pela ordem da recepção da informação para o efeito necessária.




Os Arquitectos Paisagistas Fernando Santos Pessoa e Cristina Filhó Gonçalves desenvolveram os primeiros estudos nacionais na área das Ecopistas, tendo também desenvolvido projectos de pedestrianismo para os Açores. A comunicação desta dupla, intitulada de "Vias para peões e ciclistas - uma actividade para arquitectos paisagistas" , terá lugar no primeiro painel - A paisagem nos percursos.


segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Prof. Cláudio Torres no 2.º Colóquio da SRAlgarve - "Paisagem e Mobilidade"

O Prof. Cláudio Torres, célebre arqueologo e islamista que dispensa apresentações, deslocar-se-á ao Algarve para fazer o encerramento do colóquio já no próximo dia 19 de outubro no 2.º Colóquio da SRAlgarve. No decurso das próximas semanas iremos dando a conhecer os oradores deste colóquio, à medida que nos aproximarmos da data da iniciativa e pela ordem da recepção da informação para o efeito necessária.


Cláudio Torres, nascido em 1939, fundador e director do Campo Arqueológico de Mértola, representou o País, dirigiu diversas entidades e serviços públicos, foi distinguido por diversas ocasiões, sendo autor e fundador de várias publicações 

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Arqt.º Paisagista Duarte d' Araújo Mata no 2.º Colóquio da SRAlgarve - "Paisagem e Mobilidade"


Continuando com a divulgação dos n/ oradores, apresentamos o Arq.º Paisagista Duarte d' Araújo Mata, o qual se deslocará ao Algarve para apresentar a sua comunicação já no próximo dia 19 de outubro no 2.º Colóquio da SRAlgarve. Recordamos que no decurso das próximas semanas iremos dar a conhecer os oradores deste colóquio, à medida que nos aproximarmos da data da iniciativa e pela ordem da recepção da informação para o efeito necessária.

Arq.º Paisagista Duarte d' Araújo Mata será um dos n/ oradoras, mais precisamente no segundo painel - os percursos na paisagem - com a comunicação intitulada de "Paisagem Urbana e Mobilidade". Trata-se de um profissional que tem exercido a sua actividade em articulação com a temática da mobilidade, contribuindo para a mesma, através de abordagens complementares: da investigação; ao projecto; e, actualmente, a prestar assessoria ao executivo do município de Lisboa.


Duarte d´Araújo Mata nasceu em Lisboa em 1976, sendo licenciado em Arquitectura Paisagista pelo Instituto Superior de Agronomia em Lisboa. Terminou o curso de 5 anos no ano 2000 com a defesa da tese no âmbito de uma proposta de uma Rede de Bicicletas para Lisboa. Entre trabalho liberal como projectista, foi investigador no Centro de Estudos de Arquitectura Paisagista do ISA entre 2003 e 2007, no âmbito da Mobilidade Suave e da sua relação com a Estrutura Ecológica da Paisagem, tendo desenvolvido trabalhos na área das redes cicláveis urbanas e ecopistas.

A partir de 2007 desenvolve regular colaboração como assessor do Pelouro do Ambiente, Espaços Verdes e Plano Verde da Câmara Municipal de Lisboa, com especial enfoque na implementação e gestão da estrutura verde da cidade e na relação com uma rede ciclável que está, neste momento a ser implementada.

O conjunto das comunicações terão por objeto projetos ilustrativos do contributo que os Arquitetos Paisagistas poderão procurar encetar neste domínio para salvaguarda e eventualmente potenciar as n/ paisagens, num domínio que exerce uma forte pressão sobre as mesmas. Procurar-se-á, também, ilustrar, de perspectivas profissionais diferentes da Arquitetura Paisagista, distintas abordagens adoptadas e os desafios que às mesmas se colocaram.




Inscrições - Clique aqui

Mais informações - Clique aqui

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Arqt.ª Paisagista Ana Rita Bárbara no 2.º Colóquio da SRAlgarve - "Paisagem e Mobilidade"


Com a Arqt.ª Paisagista Ana Rita Bárbara damos sequência à divulgação dos n/ oradores, os quais apresentarão as suas comunicações já no próximo dia 19 de outubro no 2.º Colóquio da SRAlgarve. Recordamos que no decurso das próximas semanas iremos dar a conhecer os oradores deste colóquio, à medida que nos aproximarmos da data da iniciativa e pela ordem da recepção da informação para o efeito necessária.

A  Arqt.ª Paisagista Ana Rita Bárbara será uma dos n/ oradoras, mais precisamente no primeiro painel - a paisagem nos percursos - com a comunicação intitulada de "A faixa costeira algarvia - intervenções no âmbito do POOC". Trata-se de uma jovem empreendedora que tem encarado o desafio de contribuir para a qualificação de uma das áreas do território regional que mais pressão sofre, sendo ao mesmo tempo aquela que continua a ser um dos maiores atractivos do mesmo.


Ana Rita Mendonça Bárbara, nascida em Faro em 1980 e licenciada em Arquitetura Paisagista pela Universidade de Évora em 2005, elaborou o trabalho de fim de curso no decorrer do estágio curricular no Gabinete de Apoio de Tavira (2003 e 2004). Desenvolveu o estágio profissional na CCDR Algarve na Direção de Serviços do Litoral, da Conservação da Natureza e de Infraestruturas, de 2006 a 2007. Em 2007 e 2008 prestou serviços para a CCDR Algarve "acompanhamento técnico em Arquitetura Paisagista na execução de Planos de Praia e Unidades Operativas de Planeamento do POOC (Burgau-Vilamoura) ". Paralelamente, desde 2006, desenvolveu trabalho como freelancer para gabinetes de arquitetura e para particulares. Em 2009, fundou a empresa Ecotraço – Arquitetura Paisagista, Lda, envolvida na conceção de projetos pluridisciplinares e prestações de serviços em várias áreas de atuação, designadamente a prestação de serviços para a ARH Algarve no âmbito do "acompanhamento técnico nas intervenções de requalificação do litoral do Algarve", de 2009 a 2012. Desde 2011, tem conciliado a atividade projetista com a área de investigação, tendo sido contratada como colaboradora e gestora de projetos na área do ambiente pelo Centro de Investigação em Ciências do Ambiente e Empresariais (CICAE), INUAF – Loulé.



O conjunto das comunicações terão por objeto projetos ilustrativos do contributo que os Arquitetos Paisagistas poderão procurar encetar neste domínio para salvaguarda e eventualmente potenciar as n/ paisagens, num domínio que exerce uma forte pressão sobre as mesmas. Procurar-se-á, também, ilustrar, de perspectivas profissionais diferentes da Arquitetura Paisagista, distintas abordagens adoptadas e os desafios que às mesmas se colocaram.





Inscrições - Clique aqui

Mais informações - Clique aqui





Agenda da SRAlgarve-APAP